Ainda há espaço no mercado de açaí?

A fama da fruta amazônica atravessou várias fronteiras impulsionando o mercado de açaí, e em 2018 foram exportadas mais de 2.3 mil toneladas de açaí, do Pará para o mundo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Muito utilizado pelas indústrias de alimentos e de cosméticos, essa fruta é bastante encontrada também no Acre, Maranhão, Roraima, Amapá e Rondônia. Seu forte poder energético e antioxidante, rapidamente caiu nas graças do brasileiro assim também como no mercado exterior, que utilizam a polpa em diversas formas, como sucos, sorvetes, mix de frutas e até o consumo in natura.

Com essa popularização do açaí, a exportação tornou- se bastante lucrativa. Especialistas apontam principalmente a adoção de práticas de negociação para a exportação que é utilizar os produtos derivados da fruta, ao invés de enviar o açaí puro para o exterior. Sua coleta e processamento giram em torno de 40 milhões de reais em lucro líquido, gerando mais de 25 mil empregos.

A região Norte do Brasil é bastante favorecida com o mercado do açaí, ajudando no desenvolvimento econômico e ambiental da região.

Se interessou nesse mundo da fruta mais consumida do norte do país? Conheça a unidade do Açaí Box.

Açaí Box Barra
Av. das Américas 3301 bl 02 – lj 0110

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *