Empreender não é fácil. São várias etapas, muitas pessoas envolvidas, processos, logística, operacional… há uma série de fatores que contribuem para que o empreendedor tenha insegurança ao iniciar seu investimento no negócio. Por isso a importância de fazer uma análise de viabilidade.

Aqui iremos te explicar o que é uma análise de viabilidade que irá garantir uma segurança maior para o seu investimento.

Afinal, o que é uma Análise de Viabilidade?

Ela é um estudo de cada um dos pontos importantes para o negócio, utilizando pontos estratégicos que ajuda a descobrir o que é viável ou não nos processos de abertura de franquia. Utilizar a análise de viabilidade é uma forma de se precaver de possíveis contratempos e ter dados que irão te auxiliar ao longo do seu planejamento.

O ideal é que essa análise seja feita antes do investimento para avaliar as chances de sucesso da empresa. Ou até mesmo, ao lançar um novo produto. Muitos investidores também realizam essa análise no momento quando já estão no desenvolvimento do projeto, na intenção de obter cálculos sobre o retorno financeiro, examinando assim os valores entre os custos e receitas em busca da viabilidade econômica.

E por que se deve fazer uma Análise de Viabilidade?

Ela mede se um investimento conseguirá trazer retorno para o empreendedor. Com isso, ele pode evitar atitudes que podem trazer prejuízos e assim, direcionar o investimento em projetos que terão mais chances de prosperar. A análise de viabilidade também ajuda para o desenvolvimento de um plano estratégico para a marca, a prever alguns dados futuros da empresa e identificar pontos de lucros.

Tipos de Análise de Viabilidade

Estratégica – para buscar as melhores estratégias de crescimento do negócio.

Mercadológica – dados técnicos, legais, ambientais, fiscais e econômico-financeiros.

Quer saber mais sobre o mundo do franchising e tem interesse em investir neste mercado em constante crescimento? Entre em contato com nossos consultores. O GSPP terá o maior prazer em te atender e tirar todas as suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.