Neste post você verá:

O Brasil é o quarto país do mundo no ranking de números de franquias. Ao todo são mais de 220 mil. E esse número segue na ascendente, pois cada vez mais há adeptos a esse formato porque está se tornando acessível e fácil formatar uma franquia. Mesmo que o processo seja um pouco complexo, as marcas estão buscando se expandir e naturalmente os investidores são incentivados a se capacitarem, ter preparo e experiência para iniciarem suas formatações.

 

Para formatar uma franquia, é necessário ser dividido por etapas e veremos isso a seguir:

 

  • Análise de franqueabilidade: antes de tudo, é preciso saber se o negócio é franqueável. Há um estudo prévio para entender a marca e as possibilidades de expansão em unidades de franquia.

  • Análise financeira e modelo de negócios: a análise financeira e do modelo de negócio avalia se o projeto de franquia é rentável e se a marca não será impactada negativamente com a expansão. A análise resulta no plano de expansão da franquia, traçando o perfil do franqueado, do negócio e as características do mercado.

  • Planejamento jurídico: neste momento são determinados os direitos e obrigações das partes que integram o projeto da franquia. Mostrar transparência e eficiência na gestão é fundamental para que o processo esteja bem encaminhado. 

  • Planejamento operacional: os procedimentos técnicos e operacionais da franquia devem estar organizados e centralizados em manuais. A elaboração deste material é para descrever os padrões de funcionamento e fornecer instruções.

  • Planejamento de marketing: método para organizar e lançar a marca atingindo o público alvo, utilizando diversas formas de comunicação e também ações publicitárias e participações de eventos.

  • Planejamento comercial: identificar o perfil do franqueado e pesquisar sobre o ponto comercial, conhecer os pontos fortes e fracos do franqueado e entender as reações das adversidades do dia a dia, assim como alinhar o empreendedor com a marca e entender todos os procedimentos que o local exige.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.