Independentemente se você é franqueador, franqueado, ou alguém interessado em entender mais a fundo sobre o assunto, esse artigo é para você!

Como mostram as últimas pesquisas realizadas pela ABF, no último primeiro trimestre de 2022, as redes de franquias cresceram 8,8% em faturamento no 1º trimestre frente ao mesmo período em 2021, gerando uma receita que passou de R$ 39,881 bilhões para R$ 43,380 bilhões.

Esses números nos mostram como o ramo de franquias tem sido e continuará a ser promissor no mercado. Nesse viés, é possível entender o motivo pelo qual marcas já posicionadas no mercado, com um know-how diferenciado, têm sido a busca de empreendedores que querem se tornar franqueados.

Entre tantas opções em diferentes segmentos, é normal que franqueados, sobretudo, aqueles que estão investindo no modelo de franchising pela primeira vez, cometam erros que impeçam o negócio de crescer embasada numa gestão proativa.

Conheça agora alguns erros cometidos por franqueados ao abrir uma franquia!

O primeiro deles é o de não pesquisar antes de investir. Pode parecer lógico, mas por vezes, alguns empreendedores investem em algo cujo não tem muita afinidade, o que pode se tornar um problema depois, seja pela má gestão ou mesmo por não estar feliz em estar trabalhando com determinado seguimento.

Sobre esse assunto, falamos em um dos últimos artigos que foi publicado no blog do GSPP, que tal ler mais acerca de qual o perfil ideal do franqueado? Clique aqui para ler agora mesmo.

O segundo erro que trouxemos está relacionado ao primeiro. É incorreto abrir uma franquia sem fazer uma análise financeira própria de como será nos próximos meses. Por mais rentável que seja esse ramo, o retorno pode demorar um pouco, mas ainda assim deve existir a persistência e se abdicar de parte do seu tempo para que tudo funcione bem.

O terceiro erro que apresentamos aqui é exatamente esse: o de tempo. É preciso que para que tudo ocorra bem na nova franquia, haja a dedicação de tempo. Fazer reuniões com o time, observar o comportamento dos funcionários, tal como olhar para todas as necessidades da empresa, por mais que outras pessoas do time estejam envolvidas.

Outra coisa que os franqueados devem ficar atentos é na hora de assinar os contratos sem analisar bem cada ponto. Poder compartilhar do uso de uma marca renomada, requer algumas obrigações que devem ser exercidas pelo novo sócio. Portanto, veja bem quais são os deveres que te cabem ser praticados, mas não deixe de observar também os seus direitos. O franqueado deve te oferecer suporte, quando necessário for.

Um outro erro que pode acontecer é na escolha do ponto de onde será aberta a nova franquia. Em alguns casos, quando o processo de comercialização é realizado através de uma consultoria, os profissionais do time comercial ficam responsáveis por te ajudar nessa escolha com sugestões de onde o negócio pode fluir melhor.

Mas caso contrário, fique atento ao à localização e também ao modelo de negócio escolhido. Algumas marcas funcionam bem com quiosques, outras com loja de rua e algumas é mais rentável que comece com o dark kitchen quando se trata da área alimentícia.

É importante que você sabia que aqui no GSPP nosso time comercial está ao dispor de nossos clientes para auxiliar com essas escolhas. Que tal conversar conosco e saber mais sobre como podemos te ajudar?

E chegamos ao último erro! Pode parecer surpresa para você, mas nem sempre franqueados e franqueadores conseguem manter uma boa comunicação, o que pode causar frustações de ambos os lados. Entenda: apesar de todo o know-how passado no momento que a franqueadora inicia, é preciso haver uma continuidade de propósitos.

Muitas das vezes, quando a loja matriz resolve iniciar uma nova campanha para aumentar vendas ou mesmo para se enquadrar em um período de determinada data sazonal, as lojas franqueadas devem também se adequar à essas promoções. Dessa forma, todo mundo cresce!

Esperamos que essas dicas te ajudem no seu caminho como franqueado. Fique atento nas publicações de nossas redes sociais e aos artigos do Blog GSPP para adquirir cada vez mais conhecimento!

Para acessar os demais artigos, clique aqui. Caso queira ver nossas informações de contato, basta acessar esse link. Para entender mais acerca da nossa proposta para franqueados e franqueadores, clique aqui para acessar.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.