Você sabe o que é ESG? No blog do GSPP você já aprendeu sobre diversos assuntos relacionados à negócios do modelo franchising, tal como sobre franqueados, franqueadores e algumas de suas características. Os temas trabalhados já formam meio caminho andado para quem está afim de investir em franquias. Ainda não leu? Clique aqui e veja agora!

Empresas de portas abertas, surgem os novos desafios a necessidade novos conhecimentos! É aí que entra a necessidade da prática do ESG na boa gestão de uma marca.

No termo original em inglês, ESG significa “Environmental, Social and Governance”, quando traduzido para o português: “Ambiental, Social e Governança”. Basicamente, esses são três critérios que permitem mensurar os impactos ambientais, sociais e de governança de gestão em uma empresa.

Por mais que essas táticas devessem ser observadas desde muito tempo para reduzir possíveis consequências nos âmbitos de cuidados bio, e nas boas relações entre profissionais de uma equipe, esse assunto só entrou em pauta no ano de 2004, quando o ex-secretário geral da ONU, Kofi Annan, convidou mais de 50 CEOs de grandes instituições financeiras a participarem de uma iniciativa conjunta, para encontrar maneiras de integrar o ESG aos mercados de capitais, tal como consta no site do EXAME, sendo possível acessá-lo clicando aqui.

Antes de te contarmos em relação quais pontos abrangem cada uma das letras dessa sigla, descubra agora o porquê do ESG ser tão importante na gestão das empresas.

Alguns dos benefícios tragos para essas instituições são:

  • Olhar de investidores para a empresa;
  • Diferencial em relação às instituições concorrentes que ainda não aderiram o ESG;
  • Menor possibilidades de riscos futuros em relação as consequências do não uso da ESG.

Sopa de letrinhas! O que inclui em cada uma das palavras do ESG?

Ambiental (E):

· Diminuição do impacto ambiental, da poluição do ar e da água.

· Redução e compensação da emissão de gases estufa.

· Uso dos recursos naturais de forma consciente.

· Não ter relação com desmatamento ilegal.

· Consumo responsável de água.

· Adoção de critérios de logística reversa.

· Gestão de resíduos, implementação de reciclagem. Exemplo: reuso da água e reciclagem de embalagens.

· Eficiência energética (adoção de energia limpa e renovável).

· Promoção e preservação da biodiversidade.

Social (S):

· Respeito e cumprimento às leis trabalhistas

· Políticas de relações de trabalho.

· Apoio a programas de inclusão e diversidade.

· Defesa aos direitos humanos.

· Promoção de bem-estar e segurança no ambiente de trabalho.

· Cuidados com a saúde dos colaboradores.

· Capacidade de inovação.

· Proteção de dados e privacidade.

· Medidas para satisfação do cliente.

· Gestão voltada para diminuição dos riscos químicos.

· Treinamentos para evitar acidentes com produtos químicos.

· Disponibilização de EPIs.

· Canal de comunicação para sugestão de melhorias.

· Desenvolvimento de projetos sociais.

· Combate ao trabalho infantil e análogo à escravidão.

Governança (G):

· Composição e Independência do conselho administrativo.

· Política de transparência de líderes.

· Diversidade na composição do conselho.

· Responsabilidade fiscal.

· Atuação de acordo com a ética

· Combate à corrupção.

· Qualidade do comitê de auditoria.

· Transparência quanto aos riscos envolvidos nas atividades desempenhadas.

· Adoção de canal de denúncia.

· Analise da integridade de fornecedores e colaboradores.

· Critérios transparentes sobre remuneração e planos de carreira.

· Adoção de boas práticas administrativas.

Entendeu como é importante manter as boas práticas dentro de uma empresa? É por isso que marcas franqueadoras devem ficar atentas de como se posicionar bem no mercado e impulsionar esses recursos junto as suas filiais franqueadas.

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Para a criação desse artigo, conseguimos informações valiosas que puderam enriquecer o nosso texto, segue abaixo as seguintes fontes:

Quimica.com.br – texto escrito por Julie Ivy A. Alvaro

EXAME – texto escrito por Maria Clara Dias

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