A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou que o setor do varejo brasileiro em 2021, abriu 204 mil novas lojas. Este resultado mostra que o país alcançou seu melhor avanço anual desde 2018.

O acréscimo de 4,5% que o comércio varejista fechou no ano passado compensa a retração de 1,4% de 2020, por conta da pandemia. A recuperação já era esperada após o estudo do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), que inclusive, pontuou que o maior destaque foi para os pequenos negócios.

As microempresas e estabelecimentos comerciais representam mais de 92% do total de comércios abertos. Esses dois modelos de negócio tiveram um aumento. De 158,2 mil (microempresas) e de 29,9 mil (estabelecimentos). Em São Paulo foi a região de maior impacto. Seguido por Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. Esses quatro juntos somados têm mais da metade das lojas abertas no ano passado.

Com a retomada aos poucos deste período pós pandemia e a flexibilização do uso de máscaras e alto índice de vacinação, este ano de 2022 é bem promissor para o mercado comercial.

Quer saber mais? Entre em contato com os nossos especialistas e conheça nossas opções de empreender com o franchising.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.