Que a tecnologia é a nossa grande aliada do nosso dia a dia, todos nós sabemos. Imagine utilizar o modernismo digital no varejo? Atualmente já é realidade para algumas marcas que já saíram na frente da corrida tecnológica para auxiliar clientes e também os donos dos negócios.

Buscar um diferencial no varejo se tornou um grande desafio para os empreendedores. Unir a facilidade de operação junto com um ótimo atendimento é um ótimo caminho para começar a se destacar. Otimizar processos administrativos, reduzir custos operacionais e ter estratégias para momentos de crise são itens essenciais, e facilitar todos esses processos se torna uma tendência que cada vez mais se expande entre as marcas.
O momento atual é colocar todas essas questões e inserir meios digitais para otimizar o trabalho e o atendimento final. O cliente está antenado quanto às novas tecnologias, segundo uma pesquisa da PwC, 50% das compras realizadas em lojas físicas foram influenciadas pela internet. É uma enorme fatia de público que há alguns anos, não colocava o varejo em suas consultas online.

Aqui iremos mostrar as 3 maiores tendências tecnológicas que irão contribuir bastante tanto para o empreendedor, quanto para o cliente:

Internet das Coisas

Cada vez mais os dispositivos estão conectados entre si. E a tendência é aumentar. Unir os objetos físicos com a internet já é realidade e em breve, se tornará padrão. No varejo, o IoT irá contribuir para a logística e automação nos processos internos. Funcionários irão se beneficiar pois terão mais tempo no atendimento do que nas execuções longe do salão de vendas. Para os clientes, a Internet das Coisas irá contribuir para a participação dos eletrodomésticos conectados em realizar compras online.

Plataformas online

Já que a Internet das Coisas utilizará nossos objetos físicos para influenciar em nossas compras online, o varejo irá se usufruir disso, pois a tendência são as marcas se fortalecendo no mundo digital. O e-commerce não dará um impacto negativo nas lojas físicas, pelo contrário, o varejo evolui para receber os clientes que já visualizaram seus produtos de casa.

Meios de pagamento digitais

As diversas formas de pagamento facilitaram bastante a logística no varejo. E a tendência é que soluções como o PIX, NFC e serviços de pagamentos digitais se tornarão mais populares e cada vez mais presente no dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.