Como usar o WhatsApp Business a favor do seu negócio?

O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp é um dos meios de comunicação mais utilizados atualmente. Porém, como esse serviço tem uma característica mais pessoal, esse ano foi lançado o WhatsApp Business, um formato voltado para empresas e franquias de pequeno e médio porte, e incluí-lo na estratégia de comunicação pode ser uma boa solução para impulsionar os negócios.

O Whatsapp Business foi liberado para download no Brasil e é gratuito, mas por enquanto está disponível apenas para aparelhos que utilizam o sistema Android. O seu objetivo é facilitar a interação com os clientes, automatizando e otimizando o tempo de resposta aos usuários, acompanhar estatísticas, entre outras funcionalidades.

O que ele oferece?

Perfil comercial; Mensagens rápidas e automáticas; Métricas; Etiquetas; Criação e administração de grupos; Atualização de Status; Marcação de mensagens; Envio de arquivos.

Mas como usar o WhatsApp Business para impulsionar o seu negócio?

Veja algumas dicas:

 

Divulgue o seu número empresarial:

O WhatsApp Business deve ser tão importante quanto os perfis e paginas nas redes sociais. Ele deve estar nos cartões de visita e em qualquer material de divulgação.

O aplicativo permite que a empresa tenha um selo de verificação, além de disponibilizar as informações completas, como endereço, descrição e horário de funcionamento. Ou seja, ele sinaliza para os seus contatos que eles estão falando com uma empresa, por isso não tenha medo de divulgar ao máximo o seu nome atendimento ao público e clientes.

 

Use as respostas e mensagens automáticas:

Uma das melhores vantagens do WhatsApp Business é a possiblidade de definir mensagens automáticas. Por isso não tenho medo de usar essa ferramenta. É útil quando uma conversa é iniciada pelo cliente fora do horário de trabalho, o recurso é perfeito para informar ao cliente que sua mensagem será respondida em breve, embora não imediatamente. Ou para deixar claro que o seu whatsapp business é utilizado somente para assuntos profissionais e que quaisquer conteúdos que não estejam de acordo com esse direcionamento serão apagados sem qualquer consideração ou resposta.

 

Relacione-se com seus clientes:

Mais uma vantagem do aplicativo é a melhoria no relacionamento com o consumidor e cliente. Usando o WhatsApp Business a comunicação é mais profissional, direta, segura e confiável. Além de fazer com que o empreendedor tenha mais liberdade e autonomia para conhecer o seu público, melhorar o seu posicionamento e fidelizar clientes. Afinal, a qualidade no relacionamento é fundamental no meio corporativo, principalmente nas vendas.

 

Crie conteúdos e promoções personalizados:

Esse item tem bastante relação com o anterior, que como já foi dito, sobre a importância da boa comunicação e relacionamento entre cliente e empresa. Por isso, use o recurso que o aplicativo oferece em lançar conteúdos cada vez mais personalizados. Aproveite para fazer uma conexão mais prática e eficiente com o seu público, criando oportunidades de atingi-lo de forma segmentada e individual, melhorando sua performance de vendas e relacionamento.

 

Essas são apenas algumas dicas de como usar o WhatsApp Business é uma decisão que, além de interessante e moderna, também pode ser bastante lucrativa e ajudar no seu negócio.  Experimente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *