Mercado de telemedicina na América Latina deve dobrar até 2023

Durante o Global Summit 2020, anunciaram uma projeção de crescimento de 3.5 bilhões de dólares e healthtechs brasileiras apresentaram dados de expansão de usuários, profissionais e consultas durante a pandemia e o mercado de telemedicina deve dobrar até 2023.

A América Latina é uma das regiões com mais óbitos por covid-19 em todo o mundo e o Brasil é o principal atingido com 614 mil mortes. Mesmo sendo um dos principais países do continente com uma quantidade expressiva de unidades hospitalares, a capacidade de leitos ficaram sobrecarregadas durante a pandemia. Ao mesmo tempo, a telemedicina pôde contribuir positivamente nos atendimentos remotos via chat, voz ou vídeo, com médicos emitindo laudos e receitas via online.

O uso da telemedicina na América Latina antes da covid-19 não alcançava bons números. Por exemplo, os EUA dominam hoje esse mercado e tem previsão de crescimento de 64 bilhões até 2025 segundo estudo realizado pela Global Market Insights. Há vários fatores para serem levados em consideração sobre a baixa adoção como a falta de marcos regulatórios e legais, porém com a pandemia o cenário mudou rapidamente mesmo que provisoriamente.

A regulamentação do serviço de telemedicina no Brasil quase aconteceu em 2019, mas foi revogado pelo Conselho Federal de Medicina. Porém no período pandêmico, esse método médico foi autorizado em caráter emergencial e agora a expectativa é que a regulamentação venha no pós pandemia mas ainda depende dos órgãos de classe e do Congresso Nacional.

As healthtechs foram essenciais para o desenvolvimento digital no setor nesse período de pandemia. Através de parcerias com hospitais e planos de saúde, elas ajudaram a garantir que a assistência médica chegasse aos brasileiros em um momento de crise. Muitas instituições de saúde não estavam preparadas para a implementação expressiva da teles saúde em suas instalações e muitas empresas de tecnologia já estavam prontas para esse momento.

Fonte: Global Summit Telemedicine & Digital Health 2021

 

Quer entrar no mundo da telemedicina? Conheça a Buratto Consultórios!

Contato:

(11) 2534-4320 | (11) 2534-4417 | (11) 9 8330-2334

contato@burattoconsultorios.com.br

Segunda a Sexta, das 08:00hs às 18:00hs.

Sábados 08:00hs às 12:00hs.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *